BRASIL ESCOLA

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sala de bate papo e sala de aula


            
            As salas de  bate papo, popularmente conhecidas com chat (“conversa”, em inglês ), surgiram com o nome de IRC (Internet Relay chat) e foram  desenvolvidas pela primeira vez pelo programador finlandês Jarkko Oikarinen no ano de 1988 na Universidade de Oulu na Finlândia com o objetivo de  criar um sistema de teletexto comunitário.  
 Com a abertura comercial da Internet nos anos 90 grandes redes de IRC começaram a surgir como EFnet e Undernet possibilitando que qualquer pessoa assinante de um provedor de acesso pudesse se conectar a essas redes. No Brasil surgiram no ano de 1995.
Hoje, o chat é uma ferramenta essencial para quem navega na rede a trabalho ou a lazer. Como essa ferramenta é usada em tempo real, através de mensagens escritas, onde os participantes interagem em discussões grupais ou de forma particular com amigos e familiares,  produz uma mudança significativa no diálogo, pois a linguagem formal, dá lugar a uma linguagem própria desses ambientes de interação, porém nós professores podemos tirar proveito desses espaços para socializar com os nossos alunos discussões relacionadas com o currículo escolar, sem esquecer é claro, de alertá-los quando usar tal linguagem, e que a sala de aula é um espaço de construção de conhecimento formal. Podemos utilizar também essa ferramenta como exemplo para relacionar escrita formal é escrita virtual, e em que momento devemos usá-las.
Esses espaços de interação foram criados para a comunicação à distância, porém muitos professores os utilizam para a educação presencial, acredito eu que a relação direta não pode ser substituida pela virtual, salvo quando essa não for possível. Portanto cabe a nós a tarefa de dispor o momento certo de utilizar esse recurso em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário