Fonte da imagem: margaritasemcensura.com |
A internet sempre foi um ambiente que ofereceu riscos a quem a utiiliza, por isso devemos ter cautela no seu uso, principalmente pelo fato de que diariamente, somente no Brasil, somos 73,9 milhões de usuários (Ibope/Nielsen,2011). O fato é que boa parte desse público é mal intensionado, o uso da internet nas escolas já é uma realidade, portanto nós professores devemos ficar vigilantes quanto as crianças e adolescentes, nunca permitir que eles acessem cites que não estão vinculados as nossas atividades pedagógicas.
Existem, disponíveis na rede, centenas de programas que podem nos auxiliar enquanto desenvolvemos ações pedagógicas com o uso da internet. Os mais usados e que podemos encontrar para download de forma gratuita são: adblock , adult-photo-blanker e any-weblock
Todo cuidado é pouco se tratando de internet, não podemos correr o risco de ao invés de educar estarmos expondo nossos alunos a perigos virtuais. Sabemos que o acesso a internet não se limita a escola e portanto, se os alunos costumam acessar cites de bate papo fora do ambiente escolar é importante darmos algumas dicas que fazem a diferença na hora do perigo:
Se eles acessam cites que exijam um nome de login como identificação, alertá-los a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal. Pedir que nunca informem seu endereço residencial, número de telefone ou outras informações pessoais, como onde estudam ou onde gostam de brincar.
Ensine aos alunos que a diferença entre certo e errado na Internet é a mesma que na vida real. Mostre a eles como respeitar outras pessoas online. Explique que as regras de bom comportamento não mudam apenas por estarem em um computador.
Informe que fazer cópias ilegais de trabalhos escolares de outras pessoas é roubo. Membre-se de dizer que nunca devem encontrar amigos virtuais, eles podem não ser quem afirmam ser. Ensine que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário